14/04/2008

As metodologias da produção artistica

.
Depois da transmissão do saber-fazer pela relação entre mestre e aprendiz, depois da utilização dos tratados como meio para a publicação dos mais particulares conhecimentos sobre uma determinada área, depois da definição de princípio e objectivos através da constituição de movimentos e grupos que muitas vezes transcreviam os seus ideais em manifestos e outras vezes lhes bastava uma transmissão oral em tertúlia, consideramos que a produção artística é um processo de descoberta individual. A diversidade dos meios, a diversidade das intenções e dos contextos assim o exige uma vez que muitos saberes estão acumulados na actividade artística não sendo possível individualmente abarcarmos todos eles.
Cada um de nós antes de iniciar o processo construtivo para a divulgação das ideias tem de descobrir dentro de si próprio o método. É a descoberta do método que se constitui como o saber inicial e essencial.
A descodificação deste método individual é a fonte do saber que irá ser a referência que possibilitará o crescimento dos outros...
.
.

No comments: