13/03/2008

Manuel Gantes expõe na Galeria da Miguel Bombarda


Lugar

Manuel Gantes, Lugar 4, óleo sobre tela, 108 cm x 103 cm, 2008



Manuel Gantes expõe na Galeria da Miguel Bombarda, na rua do mesmo nome na cidade do Porto, desde o dia 1 de Março até 15 Abril de 2008.
Óleos sobre telas de grandes dimensões, com proporções muito próximas do quadrado.
Podem ser intensas as sugestões e muitos os modos de ver!
A sua obra tocou-nos porque sublinha a Pintura...
Vistas aéreas de espaços que sugerem lugares que, estranhamente, já conhecemos. Estranhamente porque nos remetem para meios de comunicação do tempo presente, para a globalização, para os consumos em massa, para os comportamentos sócio culturais condicionados por percursos pré-estabelecidos, para as omnipresenças misteriosas, para uma ordem desconhecida e para uma insegurança imprevisível.
Obriga-nos a perguntar onde estamos! Numa visão premonitória do futuro ou numa passagem por um presente próximo?
Na presença destas construções estamos entre o lugar que vemos e o lugar de onde o vemos. Poderia ser uma paisagem renascentista recortada do contexto em que normalmente estaria inserida. Mas neste caso a visão analítica e humana de Quinhentos, deu lugar a uma natureza artificial, quase desumanizada e ameaçadora do nosso tempo.
Esta ambiguidade, em que se coloca o observador, fortalece e enriquece a consistência da Pintura.
Trata-se de uma visão que desconstrói os mitos que comandam o espaço que vivemos, porque na sua composição final está explicito que a grandeza do grande é igual à pequenez do pequeno.
O toque que sugere, a cor que ilumina, a linha que direcciona e o ponto que assinala e movimenta são elementos colocados ao serviço dos estímulos e dos discursos possíveis que constituem a matéria conclusiva na Pintura. E isto aprende-se na obra de Manuel Gantes.

No comments:

Pode-se escrever

Pedro Oom (14 de junho de1926 - 26 de abril de 1974):  escritor e poeta surrealista português, ligado ao neorrealismo, ingressou, no final d...