Carolee Schneemann (USA, 1939) foi premiada com um leão de ouro
pela sua carreira artística, acentuando desse modo a importância, na 57ª edição
da Bienal de Veneza, da performance, do corpo e do universos do artista,
de algum modo justificando a atribuição dos prémios, muito centrada numa ideia
de interação e partilha de experiências.
Faz pois sentido que o leão de ouro para a melhor participação
nacional tenha distinguido o pavilhão da Alemanha com uma instalação / performance
de Anne Imhof (G,1978) intitulada Faust, sobre o poema dramático de Goethe o
qual nos remete para os grandes arquétipos cultural ocidental. Foi ainda
atribuída uma menção especial ao pavilhão do Brasil, com uma instalação de
instalações de Cinthia Marcelle (B, 1975) plena de conteúdos sobre situações de
crises, de Brasil, de naufrágios, de pedras entre gradeamentos, vídeos,
têxteis, cordames e uma cor preta acastanhada global inserida em cubo branco.
Como melhores participações individuais na exposição Viva Arte
Viva da responsabilidade curatorial de Catherine Macel, foram designados Franz ErhardWalther (G, 1939) com um leão de ouro e Hassan Khan (UK, 1975,) com um leão de prata.
Franz ErhardWalther apresenta Wall Formation “Toward Rotation”, uma pintura textil disponível para
diversas interactividades fomentadoras de relações humanas. Por outro lado Hassan Khan foi premiado pela sua Composition for a Public Park, uma composição musical emitida em
permanência por uma dezenas de alto-falantes espalhados num jardim, visualmente
muito simplificada e auditivamente rica e enigmática.
Ambos exigem tempo e permanência.
Nestas estas obras a parte contemplativa e voyeurista com que
geralmente se confronta o visitante, está perfeitamente secundarizada. Pede-se
mais. Pede-se que ele participe, que ele interaja, que ele construa a obra,
mesmo quando está no jardim, deitado sobre a relva e sob o som do
concerto composto por Hassan Rhan, preenchido com interrogações sobre a arte e
a vida, o mundo e a humanidade.
Dois outros artistas foram distinguidos com menções especiais. Uma
menção para CharlesAtlas (USA, 1949) premiando as
vídeo-performances intituladas A
Tirania da Consciência e Lady Bunny que abordam questões sobre
austeridade, frustração e sexualidade. E uma outra menção para Petrit Halilaj (K, 1986) com uma, pintura textil
informal intitulada Do you
realise there is a rainbow even if it’s night!? onde cor-textura, flexibilidade, afeto
e proteção conciliam corpos com natureza, e propiciam experiência viva à
simples matéria das coisas. Está-se perante a linha autônoma das matérias
têxteis como desenho de redes e escritas poéticas sobre a natureza e as formas
dos mundos.
Muito mais há para se ver e pensar nesta grande exposição, onde
estão presentes o desenho, a pintura textil, a performance, a instalação
ou o vídeo requerendo constantemente ao visitante que deixe de ser espectador,
uma entidade passiva e de vez em vez crítica e passe a ser uma entidade
positiva, construtiva através da partilha, da interação, da participação e
vivência. Privilegia-se sobretudo a prática artística e o debate como
momentos e centros promotores de pretextos, de processos e de pesquisas.
Anne Omhof, Faust, 2017.
Cinthia Marcelle, Chão de Caça, 2017. Floresta de Sinais, 2017. Cobra Patuá, 2017. Nau ( coma colaboração de Tiago Mata Machado), 2017.
Franz Erhard Walther, Wall Formation “Toward Rotation”, 1989
Hassan Khan, Composition for a Public Park, 2017
Charles Atlas, 2017.
Petrit Halilaj, Do you
realise there is a rainbow even if it’s night!?, 2017.
Ilídio Salteiro, Veneza, 26 de maio de 2017.
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