28/06/2008

O Museu

I.Salt. 2008.


Depois de algumas remodelações o Museu de Arte Moderna de Paris, Centre George Pompidou, reabriu as suas portas no início de 2008 para mostrar a Maior Colecção.
Perto uns dos outros e na mesma cidade, o Louvre, o Orsay e o Beaubourg (e outros) são apenas o mesmo museu.

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27/06/2008

Gesto idiota

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Visita museus?
Quase nunca. Não vou ao Louvre há vinte anos. Já não me interessa por causa desta dúvida que tenho a respeito do valor desses julgamentos que decidiram que todos aqueles quadros deveriam ser expostos no Louvre em vez de colocar outros que nunca foram considerados e que poderiam lá estar. No fundo, as pessoas satisfazem-se muito bem com essa opinião de que existe uma espécie de paixão passageira, uma moeda baseada no gosto momentâneo; este gosto momentâneo desaparece e, apesar de tudo certas coisas ainda ficam. Isto não se explica muito bem e também não pode ser muito bem defendido.
No entanto aceitou que todas as suas obras ficassem num museu?
Aceitei porque existem algumas coisas práticas na vida que não se pode impedir. Não ia recusar. Poderia tê-las rasgado ou quebrado, o que seria também um gesto idiota.
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Marcel Duchamp, Engenheiro do tempo perdido, entrevista com Pierre Cabanne, 1967, (tradução de António Rodrigues), Lisboa, Assírio Alvim, 1990, p. 111.

26/06/2008

O segredo de Marcel Duchamp

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«O artista só existe se for conhecido. Por consequência, pode-se considerar a existência de cem mil génios que se suicidam, que se matam, e que desaparecem porque não souberam fazer o necessário para que fossem conhecidos, para se imporem e conhecerem a glória»
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Marcel Duchamp, Engenheiro do tempo perdido, entrevista com Pierre Cabanne, 1967, (tradução de António Rodrigues), Lisboa, Assírio Alvim, 1990, p. 110.

Será que o «segredo» de Marcel Duchamp era:
Ser conhecido?
Impor-se perante os outros?
Conhecer a glória?
Este «segredo» serve-lhe de alguma coisa neste momento?
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25/06/2008

Quem é quem na Documenta 13

I.Salt., IX - Paulo Herkenhoff, colagem sobre papel, 2008
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Paulo Herkenhoff nasceu em 1949. Fez um mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Nova York e foi professor de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro trabalhando ainda num escritório de advocacia.
Também fez tentativas de integração no universo de expressão visual através de algumas aulas (pintura e desenho) com Ivan Serpa (1923-1973).
Recentemente foi curador do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), da Fundação Eva Klabin Rapaport, da 9ª Documenta de Kassel (1991), da 24ª Bienal de São Paulo (1997-1999) e dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro até Janeiro de 2006. Em Abril de 2008 foi nomeado para o comité que irá decidir sobre o director da próxima documenta.

24/06/2008

Quem é quem na Documenta 13

I.Salt., X - Udo Kittelman, colagem sobre papel, 2008
Udo Kittelmann foi em 2001 o comissário da Alemanha à Bienal de Veneza e é desde 2002 o Director do Museu da Arte Moderna de Frankfurt (Museum fuer Moderne Kunst – MMK).

23/06/2008

Quem é quem na Documenta 13

I.Salt., VIII - Oscar Ho, colagem sobre papel, 2008


"Curating an exhibition is like an artistic creation process. The curator responds to the environments around him, views from a subjective angle and analyzes objectively. He then presents a whole bunch of things. These things should not serve only to deal with a kind of pure artistic feeling. Rather, it must cope with the developments of society, and reflect cultural phenomenon according to the cultural theme revealed by the artistic object." - Oscar Ho. (Ming Pao Daily, 17.1.2001)

(Ler a totalidade da entrevista AQUI)

22/06/2008

Quem é quem na Documenta 13

I.Salt., VII - Kasper Koenig, colagem sobre papel, 2008.

Kasper Koenig nasceu em 1943 em Mettingen e é director do Museu Ludwig (AQUI) em Colónia desde 2000 (MAIS).
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NOEMI SMOLIK: You are an art-school dean, an internationally known curator, and you sit on a lot of influential art-world committees. How does one get into such a position?
KASPER KOENIG: I only sit on committees when it interests me--not for strategic reasons but out of curiosity. I can afford to do this because my job at the Stadelschule, where I've been for seven years, and before that at the Dusseldorf Akademie, affords me a measure of independence. The deanship in Frankfurt is temporary; one is elected by a combination of the faculty and the students. (Ver o total desta entrevista AQUI)

21/06/2008

Quem é quem na Documenta 13

I.Salt., VI - Elizabeth Ann Macgregor, colagem sobre papel, 2008
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Elizabeth Ann Macgregor nasceu em Dundee na Escócia em 1958. Iniciou a sua educação na Stromness Academy Orkney e, completando o MA em História da Arte na Universidade de Edimburgo em 1979, obteve no ano a seguir um diploma de Estudos em Museus e Galerias na Universidade de Mancherter. Começou uma carreira profissional nos inícios dos anos oitenta como curadora no Scottish Arts Council (AQUI ). Em 1989 foi designada para Directora da Ikon Gallery em Birmingham (AQUI) e em Setembro de 1999 mudou-se para a Austrália onde foi assumir o cargo de Directora do Museu de Arte Contemporâneo de Sidney (AQUI )

Mundo Novo & Natura Naturans

Exposição de Ilídio Salteiro e Dora Iva Rita no Salão da SNBA, Sociedade Nacional de Belas Artes em  Lisboa, de 6 de fevereiro a 2 de março ...